Ontem, estava pensando sobre o que escrever no blog, quando uma amiga falou para postar algo sobre moda, já que eu sempre "antecipo as tendências". Bem, o comentário foi irônico, mas não foge muito à verdade, já que diversas vezes eu comecei a usar algumas coisas que um ano depois passaram a estampar as páginas de revistas. Cito dentre eles o xadrez e o look rockn' roll. Mas ainda assim não conseguia pensar em nada sobre moda para escrever.

Mas, voltando à questão do casamento, muitos podem pensar que não existe moda em casamento, já que se trata de uma celebração cheia de simbolismos. Então vamos aos símbolos.
Como todos devem imaginar, o vestido branco é um símbolo de pureza e castidade. Mas quantas noivas castas e puras ainda existem? De qualquer forma, não foi sempre que as noivas usaram branco. Por volta do século 10, com os tecidos vindos do Oriente, as noivas começaram a usar cores fortes, como o vermelho. A cor branca voltou como moda (maneira que se deve vestir) com o casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, que definiu várias tradições que continuam até hoje. Ou seja, bastou uma mulher importante e influente da época usar o branco que a "tendência" foi restaurada.
As madrinhas, ou damas de honra, conforme o país em que se esteja, surgiram na Antiguidade, quando as noivas ainda eram crianças e precisavam da ajuda das irmãs para se vestir. Sabemos que hoje quem ajuda a noiva a se vestir é o cerimonial. Escolher uma madrinha, hoje em dia, tem muito mais o significado de homenagear uma amiga querida.
Mas e a roupa da madrinha, a origem toda do post, qual deve ser? A justificativa para não se usar preto é por se tratar de uma cor que representa luto, e o casamento deve ser um dia de alegria. Bem, eu pergunto, alguém, quando usa preto, se sente de luto? E, por acaso, alguma noiva sentiria realmente que sua madrinha está de luto por usar preto? Acho que dificilmente. Antigamente, vestidos curtos eram proibidos em casamentos. Depois, a proibição foi direcionada apenas para as madrinhas. Hoje em dia, ninguém questiona que um vestido curto é tão arrumado quanto qualquer um longo. E podem ter a certeza de que se a atual queridinha Kate Middleton tiver madrinhas de preto, essa "regra" vai parar de existir, como já não existe para muitas pessoas. E mais, se ela resolver fazer alguma coisa diferente, vai se tornar a nova tradição dos casamentos, como aconteceu com a rainha Vitória.
Regras limitam nossas escolhas, acabam com a criatividade e a originalidade, além de uniformizar. E os simbolismos... bem.... eu não gosto de fazer coisas que não têm (mais) sentido.